Hoymiles ou Apsystems

Hoymiles ou Apsystems

Primeiramente para quem deseja a melhor Solução Solar fatalmente deparará com esta Dúvida entre micro inversor da Hoymiles ou APSystems.

Embora Ambos desempenham a mesma função. Converter energia das placas solares e injetar na rede pública. Sem Dúvida as opções oferecidas no mercado pelo Apsystems e Hoymiles vão muito além.

Assim, trataremos como se posicionam no mercado, história, características técnicas, garantia, capacidade de geração, preço, dentre outros.

AVISO PARA ESTA ANALISE ENTRE HOYMILES OU APSYSTEMS:

Acima de tudo este questionamento é um enorme desafio. Conforme confrontar duas grandes marcas há diversas variáveis envolvidas. Devo salientar o objetivo é fazer uma comparação de maneira justa entre Hoymiles e Apsystems.

A Apsystems e a Hoymiles são duas empresas que tem em seu DNA a pesquisa energética. Investem milhões na criação e desenvolvimento de produtos inovadores.

Então não deve ser comparado de forma unilateral. Mas que atende públicos diferentes. Bem como as vezes pode até ser injusta esta comparação sobe certa ótica.

Dessa maneira farei uma análise técnica e densa sobre Apsystems e Hoymiles. Então nosso artigo está estruturado em tópicos para melhor compreensão.

Além disso em alguns deles deixo minha opinião espero poder ajudar e peço que leia todo material.

Com isso se possível deixe seu comentário, experiência ou opinião. Para assim enriquecer o conteúdo é ser mais relevante.

HISTORIA DAS MARCAS

Sobretudo o histórico das marcas Hoymiles e Apsystems são bem individuais. Por terem cenários únicos a cada surgimento como empresas. Mas atualmente seguem juntas no mesmo objetivo. Expansão na geração energética inteligente e com segurança.

É por motivos bem óbvios que pessoas acabam se perguntando – micro inversor Hoymiles é bom? ou micro inversor Apsystems é bom? E nos próximos tópicos estaremos respondendo estas perguntas.

MICROINVERSOR APSYSTEMS É BOM?

Assim sendo a APsystems foi fundada no Vale do Silício em 2010. Líder global no desenvolvimento, fabricação e comercialização de micro inversores sediada em Seattle.

A fim de estar presente em mais de 80 países, conta com diversos produtos e soluções diversas.

Bem como soluções comerciais, residenciais ou industriais estão em seu portfólio. Obtém as certificações internacionais como ISO 9001 E ISO 14001 desde sua fundação. Agora com mais de 130 patentes no segmento solar APSystems se destaca.

1-Iniciou Expansão em 2011 com Sydney, 2016 Europa e2017 México;

2-Apresentou ao mundo em 2012 YC500 e YC1000;

3-Bem como em 2017 introduziu o YC600 para mercados do EUA, Austrália e depois o mundo. Atualmente única versão 127v Monofásico;

4-Em meados de 2018 inovou novamente com QS1 (1200w) com 4 MPPT;

5-Enfim 2020 Chega ao Mercado QS1A (1500w);

6- Inicia em 2022 a nova linha de micro inversores com potência acima de 2000w. Modelo DS3D (2000w e 220v Monofásico) e QT2D (3600w, exclusivo 220/380v Trifásico);

Além de ter um histórico de peso de crescimento, inovação na indústria solar. Os micro inversores da APSystems tem o mais alto nível de intitulação que um produto pode ter o que vem da vossa excelência o consumidor.

Ninguém melhor para falar de alguma coisa do que aquele que faz seu uso no dia a dia. Então pode-se dizer sim que os micro inversores da APSystems é muito bom.

MICRO INVERSOR HOYMILES É BOM?

Igualmente a Hoymiles é uma empresa de abrangência mundial em micro inversores.

1-Fundada 2008 por três pós-doutores. Composto por equipe de P&D no Laboratório Nacional de Eletrônica de Potência da China;

2-De 2011 a 2014 obteve vários certificados internacionais como CSA, BV, SAA e CQC;

3-Então em 2013 Hoymiles junta-se ao reconhecido padrão internacional de inversores na rede;

4-Já em 2015 lançou os micro inversores de 250W e 500W nos EUA, Europa e Austrália.

5-Pouco depois Lançou a modelo MI-600 em 2018. Além disso mesmo ano que introduziu o MI1200 com 4 entradas Individuais e 2 MPPT;

6-Dessa forma em 2020 o MI1500 (1500w) veio como alternativa de ótimo custo.

7-Em 2021 inova ao incluir controle de potência reativa no modelo MH1500.

8 – Portanto não ficando atrás de sua rival Apsystems. Lança em 2022 micro inversor HMS 2000, HMS 1800, HMS 1000. Ambos com 500w por MPPT. Assumindo de fato a otimização em nível de módulo nestas versões. Concomitantemente Lança o HMT 2250 com 3 MPPT e 6 entradas.

A Hoymiles também possui uma histórico invejável. Então não é por acaso que ela consegue bater de frente com a gigante APsystems. Assim sendo consegue altos níveis de satisfação dentre seus usuários.

Então caso adquire um micro inversor também concordará com afirmação: “Hoymiles é muito bom!”.

MICROINVERSORES HOYMILES E APSYSTEMS – COMPARAÇÕES TÉCNICAS (QS1A x MI1500):

Principalmente para esta comparação será utilizado os micro inversores da apsystems QS1A e hoymiles MI1500 Ambos (1500w):

No entanto, já são amplamente comercializados no nosso mercado nacional. Por isso a caracterização do Datasheet é necessário por terem potência nominal de saída 1500w.

Hoymiles vs apsystems datasheet

Hoymiles vs apsystems datasheet

Legenda imagem: Dados de Entrada entre Apsystems e Hoymiles Micro inversor (1500w)

Dessa forma, diferença na capacidade de geração a partir da máxima corrente diferindo entre as marcas ( 11,5(A) Hoymiles e 14(A) APSystems ). Tal maneira Apsystems consegue obter oversize maior com o mesmo equipamento. Cujo o fornecedor sugere até 470w Potencia máxima a conectar no MI 1500, enquanto o QS1A chega aos 540w.

hoymiles ou apsystems

Legenda imagem: Dados de Saida entre Apsystems e Hoymiles Microinversor (1500w)

Inesperadamente as comparações divergentes param por ai. De maneira os dados de saída são compatível entre si. Já que os micro inversores utilizam o mesmo corte de potência na saída.

hoymiles ou apsystems

Legenda imagem: Eficiência e Dados Gerais entre Apsystems e Hoymiles Microinversor (1500w)

Assim sendo eficiência e dados gerais são semelhantes entre si, apresentando eficacia de 96,5%. Enorme capacidade de resistir a intemperes (- 40 até 65 º C) com temperatura de operação. Também com resfriamento natural.

MONITORAMENTO Wi – Fi

APSYSTEMS MONITORAMENTO

O Monitoramento permite aos integradores registrados e criar e gerenciar contas. Permitindo acesso individual.

Desse modo a Conta de acesso aos usuários e integradores se apresenta layout bem intuitivo é em língua nativa brasileira.

Bem como permitindo o cadastro do cliente com dados gerais. Como da usina solar, foto da usina solar e disposição das placas com devidas potências entre outros.

Enquanto ao integrador a plataforma possibilita ajustes no Grid profile. Como também Adição ou ajuste no layout de algum cadastro.

Assim também para usuários finais informações diretas. Exemplo a performance de sua geração solar, histórico da geração e outros.

HOYMILES MONITORAMENTO

Primeiramente o servidor de monitoramento inteligente na nuvem e com dados perpétuos em língua nativa.

Além disso o servidor de monitoramento Hoymiles coleta e armazena os dados de desempenho do microinversor. Então por meio de DTU via internet, que fornece o monitoramento inteligente em nível de módulo.

Conforme o cliente pode acessar o servidor por meio de navegadores para verificar a performance.

A equipe de manutenção para dar assistência ao sistema remotamente. Por exemplo, solução de problemas, atualização do firmware do DTU e micro inversores. Portanto garante a confiabilidade no sistema.

Similarmente as experiências para usuário final ou integrador da Hoymiles assemelha ao monitoramento da Apsystems.

HOYMILES OU APSYSTEMS – NUMERO MPPT:

Este tópico há uma diferença real entre as marcas Apsystems ou Hoymiles.

Os Micro inversores da Hoymiles MI1500 embora possua 4 conexão individual, o sistema integrado considera 2 MPPT. Ou Seja, 2 placas do lado direito 01 MPPT e Esquerdo o outro.

No Entanto o Micro inversor da Hoymiles consegue rastrear de forma individual as placas.

Assim o instalador deve se atentar para as duas placas do lado direito ou os dois esquerdo. Devendo estar na mesma orientação e inclinação para evitar perdas na geração por serem conectadas em série.

Já para o Microinversor da APSystems QS1A, tem as 4 MPPT de fato. Um ponto para a marca e a sua eficiência.

HOYMILES X APSYSTEMS – GARANTIA:

Hoje as duas se encontra entre as melhores Marcas de microinversores a Apsystems e Hoymiles  pela garantia básica que difere do restante do mercado. Enquanto Apsystems tem hoje a maior garantia básica de fábrica para micro inversor 15 anos, a Hoymiles conta com 12 anos.

Mas as duas possuem garantia estendida de até 25 anos que pode ser realizada no momento da aquisição dos equipamentos. Sendo assim  as duas marcas se equiparam no quesito garantia.

Embora sobre a garantia a escolha do fornecedor e imprescindível para fazer uso dela. Caso ocorra algum sinistro durante a vigência da garantia.

Conforme o mercado se encontra em ampla expansão. Deve observar que diversas empresas pequenas começam a importar produtos fotovoltaicos. Mas será que terão resistência no mercado conturbado para suprir o suporte da garantia.

Para tanto, particularmente aposto nos grandes fornecedores que estão a mais tempo de mercado. Por fim de transmitir maior segurança aos usuário final.

COMPARATIVO ENTRE HOYMILES X APSYSTEMS – MEMÓRIA DE GERAÇÃO:

Aliado ao monitoramento, a marca APSystems planejou em todos pontos de falha. Ou seja, o ECU – R possui memória para armazenar e descarregamento deste dados. Bem como os micro inversor da marca também possui memória que armazena a geração num curto período.

Para este tópico a Apsystems se destaca. Assim o conjunto de micro inversor e o componente de monitoramento ECU – R possuem memória. De maneira os dados armazenados podem ser descarregados se alguma falta na rede de internet.

Enquanto para a Hoymiles, os micro inversores não tem este recurso. Por outro lado onde somente o monitoramento DTU MI ou DTU Pro, possuem memória para manter a consistência nos dados.

Porém a DTU W100 destoa do restante por não possuir este recurso. Justificável somente pelo baixo custo dele.

HOYMILES e APSYSTEMS – CABO TRONCO:

Então cada marca se utiliza de uma forma específica de conexão entre os micro inversores. Enquanto a Apsystems se utiliza de cabo tronco separado a cada micro inversor e com limitações por segmento. Da mesma forma para Hoymiles este item está incorporado ao micro inversor na versão MI1500.

Portanto Caso haja um distanciamento maior de 2 metros usuais tanto para Apsystems e a Hoymiles, deverão montar extensões. No entanto, a Hoymiles utiliza de conectores macho e fêmea AC para realizar uma extensão.

PREÇO DOS MICRO INVERSORES DA HOYMILES vs APSYSTEMS:

Sobretudo este talvez seja o critério mais relevante durante a escolha. Mas o preço se mede pela qualidade?

Diversos são os fatores para definir a qualidade além do seu custo final. Como citado acima alguns pontos você pode enxergar como diferencial para justificar diferenças em valores.

Mas além dos micro inversores o kit solar é composto de placas solares, estrutura e outros. Portanto o termo conjunto da obra deve ser mensurado para definir a sua melhor aquisição.

E por fim sugiro que avalie bem quando houver soluções similares. Seja para micro inversor da Apsystems ou Hoymiles e também a outros componentes do sistema solar.

Certamente o preço unitário da APSystems é ligeiramente maior que a Hoymiles. É seus preços podem ser consultado clicando AQUI.

MAS AFINAL QUAL A MELHOR MARCA DE MICRO INVERSOR?

Poderíamos simplesmente dizer que a marca A é melhor que a B. Mas não é bem assim, até porque as duas marcas são excelentes.

Em resumo a Hoymiles para obter maior competitividade em relação a custo se absteve de alguns pontos relevantes comparadas a APSystems.

Por isso ela possui preço e garantia menor e sua capacidade de geração de energia também, se comparada a concorrente.

Certamente a Apsystems pensou em cada detalhe. Exemplo, memória de cada micro inversor possibilita que os dados não sejam perdidos enquanto Ecu – R ficar inoperante. Enquanto o sistema solar trabalha com placas maiores e mais potentes fazendo com que ele gere mais energia exigindo menos espaço para sua instalação (Oversize e Clipping), etc.

Sendo assim se fosse comparar os dois micro inversores com marca de carros. Comparação seria assim: Hoymiles equivalente a Hyundai e a APSystems equivalente a Toyota.

As duas são grandes fabricantes de  carros. Portanto a Toyota/Apsystems por possuírem maior eficiência e durabilidade se sobressai ante suas concorrentes.

Continua com dúvidas? Clique no botão abaixo e fale diretamente com um de nossos especialistas.

 

Solar dos pomares

One thought on “Hoymiles ou Apsystems

CSE EngenhariaPublicado em  6:41 pm - jun 14, 2021

muito bom, mas prefiro apsystem sem duvida. em casa e nos meus clientes.

    Solar dos pomaresPublicado em  12:48 pm - jun 22, 2021

    E louvável sua opinião, mas são produtos com públicos distintos. Assim como existe no mercado Marca de Carro A, B , C e D e outros é indiscutível a necessidade da comparação pois em termos de potência ambos são iguais. Mas as Questões técnicas os difere. Mas com objetivo de auxiliar na decisão de inúmeros clientes deixo este artigo e sua contribuição seria bem vinda.

MauricioPublicado em  5:10 pm - jul 6, 2021

Interessante o comparativo, assim que possível, seria muito bom inserirmos os inversores Deye, Nep e Renovigi. Apesar de muitos estabelecerem que são produtos distintos vejo que a comparação é salutar e define as suas devidas utilizações. Temos o uso domestico, comercial e industrial e podemos explanar as informações dos equipamentos apontando os pontos positivos e negativos. Uma coisa é fato, infelizmente, qualidade eleva o custo.

    Solar dos pomaresPublicado em  11:06 pm - jul 6, 2021

    Maravilha sua Sugestão Mauricio. Percebemos a real necessidade destes comparativos para o cliente final ter um poder de decisão mais acertada. Porém para montar este artigo atual tive empenhar com minhas pesquisa e experiência de mercado. As marcas NEP e Renovigi não tenho experiência com eles ao ponto de externar minha opinião. Mas seria bem vindo caso tenha a sua para ajudar em construir um artigo semelhante. Entre contato e seja bem vindo.

José CarlosPublicado em  2:10 pm - set 14, 2021

Ótima comparação, seria legal fazer Deye 1600 vs Hoymiles 1500!

JORGE AUGUSTO ANDERSON MENDESPublicado em  8:39 pm - out 5, 2021

Boa comparação. Sou usuário final da Hoymiles de Paranaíba/MS, um calor do inferno. Tenho seis MI-1200. Comprei direto contratei um projeto e paguei um instalador e correu tudo bem. Tive um problema, em uma das MPPT, acionei o vendedor, que verificou o problema remotamente, e a Hoymiles solicitou a substituição, me mandaram um novo pelo correio (fiz um depósito em caução,devolvido depois), e eu mesmo troquei e mandei o danificado, sem perder tempo. Muito bom, mas o fato de ter dado defeito em menos de um ano causou preocupação. Vi um canal do YouTube australiano em que um grande vendedor disser que com mais de 100.000 microinversores Emphase instalados apenas seis tinham dado defeito, e não houve nenhum problema relacionado ao calor, é claro são caros demais, e no mercado Brasileiro preço manda muito. A questão da falta de memória no monitoramento acarreta algumas falhas, mas já tem DTU com memória. Acho que no custo-benefício a Hoymiles é imbatível, mas vamos precisar de alguns anos de mercado para ter certeza da durabilidade. Eu não acredito em 25 anos, é mais realista pensar na metade deste tempo, pois muita melhoria técnica terá ocorrido.

    Solar dos pomaresPublicado em  10:15 pm - out 6, 2021

    Agradeço seu comentário e engrandece a discussão. Assim como trouxe a sua experiência e expectativas.
    Dentre as usinas comercializados por mim, já tive problema similar ao seu depoimento. Por tratarmos com ótimos fornecedores os mesmos solicita uma bateria de testes e no fim fazem a troca. segundo os distritbuidores da hoymiles a taxa de falha nos mesmo e de 0,18%. Se isso representa a realidade so tempo dirá. Mas o mercado ainda e novo a nivel de maturidade. tantos os equipamentos como os distribuidores e integradores devem amadurecer com tempo.

Deixe sua mensagem